segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Quando dormir bem pode ser o melhor remédio


Dores de cabeça, musculaturas do rosto e pescoço cansadas, sensação de dormir com os dentes travados, alterações na articulação próxima ao ouvido (ATM*).. você sabia que todos estes sintomas, e muitos outros, podem estar relacionados com a qualidade de seu sono?
Aquele velho ditado "nada como uma noite bem dormida" nunca foi tão atual. A agitação do dia a dia, principalmente nas grandes cidades, excesso de trabalho, stress, ansiedade, alimentação inadequada e falta daquele minutinho para você ler um livro, fazer uma caminhada ou apenas relaxar tem sim consequências que refletem na sua saúde. São sinais que a natureza nos dão para dizer "diminua seu ritmo", por isso preste atenção nestes sintomas.


Algumas consequências da agitação da vida moderna observamos no consultório diariamente: problemas na ATM, travamento (apertamento) dos dentes, bruxismo, estalos na articulação (ATM), dor ou zumbido no ouvido, desgastes nos dentes e retrações gengivais. Cefaléias (dores de cabeça), principalmente do tipo tensional,  podem estar relacionadas também com alterações nesta articulação.



O tratamento em geral busca aliviar os sintomas através de uma série de orientações, medicação, avaliação do encaixe dos dentes (oclusão) e uso de placa miorrelaxante devidamente ajustadas. Exames complementarem, como tomografia e/ou radiografia da ATM podem ser necessários para o diagnóstico correto e tratamento adequado.

Você apresenta estes sintomas? Talvez esteja na hora de buscar um tratamento. Estamos aqui para ajudá-lo, venha conversar conosco e tire suas dúvidas.


*ATM - Articulação têmporo-mandibular