quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cresce a procura por Clareamento Dental no verão


 
 

Durante o verão, o clareamento dental é uma das intervenções estéticas mais procuradas por jovens e adultos, independente de idade ou sexo. Também é uma opção para aquelas pessoas que buscam melhorar a autoestima ou a aparência na busca de um novo trabalho ou um destaque na profissão, uma vez que o sorriso realmente é nosso cartão de visita. Dentes brancos e bonitos são sinônimos beleza e status e transmitem mais confiança. Um belo sorriso também deixa a pessoa com aspecto mais jovem e saudável.

Como é feito o clareamento?

Há duas modalidades: clareamento com laser ou LED, feito no consultório, ou clareamento caseiro supervisionado. A principal diferença entre os dois é o tempo de duração.
 
No tratamento feito em consultório, o paciente costuma fazer três sessões de 50 minutos cada, para ter um bom resultado. Na maioria das vezes 3 sessões são suficientes. Nesse caso, como a percepção da melhora é imediata, o efeito psicológico é maior.
A área da gengiva é protegida e o gel clareador é aplicado apenas na superfície a ser clareada, não invadindo áreas mais sensíveis, como áreas com a gengiva retraída. Uma proteção especial é dada àqueles dentes que já são sensíveis, de modo que eles permaneçam protegidos durante as sessões de clareamento.

No clareamento caseiro, o tratamento é supervisionado pelo dentista e leva entre duas e três semanas. A melhora é gradual, entretanto há uma chance maior de apresentar sensibilidade durante ou após o clareamento nos casos em que há retração da gengiva ou dentes sensíveis.

Somente com a avaliação do profissional para saber qual clareamento é mais indicado em cada caso e qual a duração do tratamento. Entretanto, temos observado em nossa clínica que com a utilização de materiais clareadores de qualidade e seguindo corretamente as técnicas preconizadas atualmente, os tratamentos realizados no consultório resultam em menos sensibilidade durante ou após o clareamento. 
Duração do sorriso branquinho 

O sorriso mais branco pode durar entre três e cinco anos e, mesmo depois desse prazo, é comum que os dentes permaneçam mais claros do que eram antes do tratamento. A duração do efeito do clareamento vai depender diretamente dos hábitos e da alimentação do paciente. 
O cigarro é o maior vilão do sorriso, mas não é o único: o consumo diário de substâncias corantes, principalmente as mais escuras, como o vinho tinto, café, molho de tomate e shoyu, por exemplo, também pigmentam os dentes com o tempo.
Após terminar o tratamento completo de clareamento, orientamos os pacientes a fazer uma sessão de clareamento a cada ano (ou a cada 2 anos), apenas para a remoção dos pigmentos alimentares ou manchas provenientes do cigarro.

Milagres de Prateleira

Atualmente, as farmácias e supermercados com uma gama variada de produtos que prometem o branqueamento dos dentes. Das pastas de dentes aos enxaguantes bucais, todos apresentam a mesma promessa: dentes brancos sem esforço. Entretanto, para a venda ser segura, a quantidade de agentes clareadores é mínima. 
Em muitos produtos não há agentes clareadores químicos, apenas substâncias abrasivas que apenas realizam uma limpeza mais profunda ( e não realmente clareamento ) e podem até causar desgaste do esmalte dos dentes. Estas partículas abrasivas podem também aumentar a sensibilidade das regiões onde há gengiva retraída ou exposição da raiz. Mas uma vez, passar por uma avaliação do dentista é fundamental para a realização de um clareamento seguro.