domingo, 8 de fevereiro de 2015

Contenção Ortodôntica: por que devo usar?


O tratamento ortodôntico, com aparelhos fixos ou removíveis, é dividido em duas etapas: fase ativa, durante a movimentação dos dentes, e fase passiva, durante o período da contenção. Os pacientes não recebem alta total logo ao remover o aparelho, seja ele fixo ou removível. Mesmo após o final do tratamento o paciente deve retornar de forma periódica ao ortodontista até que os dentes estejam totalmente consolidados no osso do paciente. Este período é chamada de Fase de Contenção.
Durante esse período de acompanhamento é recomendado que o paciente use um aparelho móvel e/ou uma contenção fixa, que ajudará os dentes a se estabilizarem no novo posicionamento conquistado com o aparelho ortodôntico.
Contenção Superior
Na maxila (arco dentário superior), a contenção mais comumente utilizada é uma placa removível confeccionada com acrílico, sustentada por segmentos de fio ortodôntico de grosso calibre (conhecida como Placa de Hawley). O paciente deve seguir rigorosamente as orientações do ortodontista, quanto ao modo e tempo de uso da sua contenção. Além disso, deverá dedicar alguns cuidados especiais no que diz respeito ao seu armazenamento e higiene.
  

O tempo necessário de uso do aparelho de contenção removível (aparelho móvel) pode variar de paciente para paciente, dependendo da dificuldade do caso, da idade do paciente, entre outros fatores. Normalmente o aparelho móvel é usado nos 12 meses iniciais de forma continua (24 horas por dia) sendo removido apenas para a alimentação e higienização do paciente, e por mais 12 meses com uso exclusivamente noturno.
Contenção Inferior
Na mandíbula (arco dentário inferior), a contenção mais utilizada é fixa e é conhecida como 3x3, assim chamado por ser colada nos 6 dentes da frente, 3 do lado direito e 3 do lado esquerdo. Este dispositivo é confeccionado com fio ortodôntico o qual é contornado e colado à superfície interna dos dentes incisivos e caninos inferiores (ântero-inferiores).
 

No caso destas contenções fixas a orientação é mantê-la por 5 anos em média. Em alguns casos é possível removê-las bem antes, outros casos orientamos deixá-las por mais tempo. Cada paciente necessita de uma avaliação individual e deve ser pensado sobre os prós x contras da remoção da contenção fixa inferior. Porém, o paciente deve ser orientado pelo ortodontista que por se tratar de uma região de pouca estabilidade dentária o uso desse tipo de contenção por períodos maiores pode ser benéfico.
A higienização deste tipo de contenção deve ser muito criteriosa fazendo uso de escova dentária e fio dental, conforme orientação do seu ortodontista.  Caso ocorra o seu descolamento você deverá procurar o seu ortodontista imediatamente para que possa ser realizada sua recolagem.

Qual a importância dessa Fase de Contenção?

Após a remoção do aparelho fixo, os dentes apresentam um grande potencial de voltar à sua posição inicial. Dessa maneira as contenções serão os dispositivos que permitirão que os dentes se acomodem em sua nova posição enquanto existe uma renovação e maturação das fibras gengivais.
Não esqueça que somente o ortodontista poderá determinar o tempo que você irá utilizar as contenções, portanto siga as recomendações dadas por ele e vá periodicamente às consultas.

Após esta Fase de Contenção, o seu tratamento ortodôntico estará finalizado e com certeza você terá mil motivos para sorrir!