quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Aparelho com dentes de leite?




A correção dos dentes com aparelho ortodôntico se tornou um procedimento bem conhecido e comum, principalmente durante os últimos anos. Por muito tempo afirmou-se que a melhor época para "colocar aparelho" seria após terminar a troca dos dentes. Atualmente já é possível realizar o diagnóstico precoce e tratamentos preventivos podem ser iniciados por volta dos 4 ou 5 anos de idade.


Aparelho antes da troca dos dentes

O sorriso e a face como um todo são fundamentais para a aparência pessoal e interfere na vida social, afetiva, familiar e profissional. O tratamento precoce ajuda a evitar situações constrangedoras e brincadeiras pejorativas, comuns entre crianças e adolescentes.

A fase em que a criança ainda tem dentes de leite é o melhor período para iniciar o tratamento ortodôntico preventivo. A Ortodontia Pediátrica visa estimular o correto desenvolvimento das arcadas dentárias e do rosto em todo o seu potencial de beleza. Por volta dos 4 anos de idade conseguimos ver em radiografias se irá faltar espaço para os dentes que ainda não irromperam. Se for diagnosticado falta espaço para os futuros dentes permanentes, mordida cruzada ou outros problemas comuns, o uso de um aparelho apropriado é indicado para corrigir o problema o quanto antes, com o objetivo de evitar a necessidade de longos tratamentos com aparelho fixo no futuro e até mesmo extrações de dentes por falta de espaço.



Interferir no momento certo

Os problemas mais comuns que afetam a beleza do rosto e à mordida correta estão ligados à respiração incorreta, mastigação e deglutição inadequados, uso de chupeta e mamadeira, ranger e apertar de dentes. Ao realizar as funções de modo errado, durante anos consecutivos, a forma do rosto e da mordida é alterada. Sem cuidados na infância, haverá reflexos que irão se projetar negativamente no futuro.

As alterações no crescimento ósseo do rosto, apesar de serem perceptíveis na adolescência, podem ser evitadas ou minimizadas ainda na infância. Além disso, as modificações no rosto podem afetar a saúde geral e dificultar a fala e a pronúncia de alguns fonemas. A criança ou adolescente também pode sofrer transtornos psicológicos e baixa autoestima.



Em alguns casos, quando a anomalia é mais grave, podem ser necessárias mais de uma fase de tratamento. Mas a principal vantagem é que o diagnóstico pode ser feito de modo precoce, minimizando a intensidade das alterações e facilitando sua correção. Quanto antes as anomalias forem detectadas, maiores são as chances de corrigir o problema. Os pais ainda recebem orientações para se conscientizarem sobre os hábitos inadequados que devem ser eliminados do cotidiano da criança. Muitas vezes pode ser necessário o acompanhamento multidisciplinar em conjunto com o médico e com a fonoaudióloga.

Fonte: www.kohlerortofacial.com.br