sábado, 27 de setembro de 2014

Aprenda a tirar a mamadeira e evitar cárie nos bebês

O hábito deve ser removido o quanto antes para evitar prejuízos na fala, deglutição e até simetria da face



Hoje em dia é comum ver crianças tomando mamadeira desde muito cedo ou ainda prolongando esse hábito por anos. Porém, além de ser uma das grandes responsáveis pela incidência de cárie, a mamadeira pode ser tornar um problemão na hora de ser substituída pelo copo. 

Ao tomar bebidas doces na mamadeira, como leite com açúcar, achocolatados e até suco de caixinha, a criança tem grandes chances de desenvolver cárie (também conhecida como cárie de mamadeira). O que agrava ainda mais o cenário é quando há o hábito da mamadeira para dormir. Isso porque, dificilmente a mãe consegue higienizar a boca do filho com perfeição por ele estar sonolento.

O uso prolongado da mamadeira pode alterar o funcionamento de alguns músculos e comprometer funções como engolir, falar e respirar e também a simetria da face. O grande problema é a forma e tamanho do bico, que podem alterar a posição da língua, desenvolvimento da musculatura da boca e formato das arcadas dentárias (que afeta diretamente na posição dos dentes). Mesmo os bicos chamados ortodônticos podem interferir meste desenvolvimento.
Foto: S. Borisov / Shutterstock
 Ao tomar bebidas doces na mamadeira, como leite com açúcar, achocolatados e até suco de caixinha, a criança tem grandes chances de desenvolver cárie. Foto: S. Borisov / Shutterstock

Truques para fazer a troca
No caso da mãe já ter introduzido a mamadeira na rotina da criança, é importante começar o processo de troca por copo o quanto antes. “À medida que o hábito se prolonga, maiores são os prejuízos para a criança e mais difícil será sua remoção”, afirma Rosana de Fátima Possobon, coordenadora do Cepae (Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais) da UNICAMP.

Uma preocupação que atrapalha os pais nessa fase é acreditar que tirando a mamadeira de seus filhos eles não vão mais querer tomar leite. Ou então, que vão sofrer demais caso essa mudança seja forçada. Com isso, os próprios pais já passam insegurança e incerteza para a criança, tornando o ritual mais dramático. 

“As crianças tendem a adaptar-se mais rápido e melhor a novas situações do que os próprios pais. Por isso, a primeira regra de sucesso dessa missão é os pais estarem seguros e confiantes de que estão fazendo a coisa certa para poderem passar isso para a criança”, diz Rosana. Porém, a especialista afirma que é bom evitar fazer essa troca na mesma época em que a criança estiver passando por alguma situação nova e/ou estressante, como a separação dos pais, o nascimento de um irmãozinho ou mudança de escola. 



   

10 dicas 

- Converse bastante com a criança para que ela possa entender as razões do porquê a troca precisa ser feita. 
- Reforce o comprometimento de largar a mamadeira com um presente ou um passeio agradável com a família. 
- Evite levar a mamadeira para passeios. 
- Exija que na hora das brincadeiras a mamadeira seja deixada de lado.
- Reduza o número de mamadeiras que a criança possui. 
- Troque a mamadeira por copos coloridos e divertidos. 
- Para a criança que tem o costume de tomar a mamadeira sentada, vá aumentando o furo do bico aos poucos. 
- Incentive a criança a tomar o leite na mesa e no copo junto e igual o papai e a mamãe.
- Diga que precisa que a criança tire a mamadeira da boca quando vai falar com você, pois, do contrário, você não consegue entendê-la. 
- Enfatize o quanto a criança fica mais bonita quando toma leite no copo.

Nossa sugestão

É fato que conforme a criança vai ficando mais velha, mais difícil esta retirada devido ao apego sentimental com a mamadeira, em outras palavras, poderá ser um processo mais sofrido para a criança deixá-la com a mamadeira por mais tempo. Inicie a retirada da mamadeira a partir de 1 ano de idade. A transição deve ser feita com bastante cautela. Sugerimos substituir a mamadeira tradicional pelos copos de treinamento, com bicos de silicone (similares aos bicos das mamadeiras tradicionais), assim a criança não sentirá tanta diferença entre as mamadeiras. A textura é a mesma e a criança tende a se adaptar rapidamente nesta idade.
Bico lateralizado


Copo de transição

Os copos de transição têm o bico lateralizado, como na foto.
  
Este modelo de bico minimiza os possíveis danos que a mamadeira tradicional causaria. O copo de transição pode ser usado até os 3 anos de idade ou até que a criança esteja bem adaptada. Ainda está com dúvidas? Estamos aqui para orientá-los, venham conversar conosco. 

Fonte: Dra Luciana Belomo Yamaguchi e Terra.com.br