Sabe aquela dor de cabeça que não passa nunca? Você já foi ao neurologista, ao otorrino, já tomou vários tipos de remédio e não consegue achar a causa, muito menos resolvê-la? Pode ser que seu problema esteja localizado na ATM e a solução esteja longe do consultório médico e seja encontrada mesmo no dentista, especialista em ATM.
Uma disfunção na ATM, a articulação que permite os movimentos da boca, pode ser a causa da dor que tanto incomoda. E o problema atinge pelo menos três vezes mais as mulheres.
A dor de cabeça é a mais comum queixa das dores humanas. Acomete em média 60% da população mundial. Estatisticamente falando, a dor de cabeça mais comum é a muscular, isto é, vem dos músculos que estão na cabeça e não da cabeça propriamente dita.
A Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) tem nome difícil - mas, uma vez feito o diagnóstico, o tratamento pode descomplicar a vida de pacientes.
Nem todo mundo que tem dor de cabeça crônica, tem problema na ATM. Mas a maioria das pessoas que tem alteração na ATM apresenta fortes crises de dor de cabeça.
Dor ou zumbido no ouvido, estalos ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca, dor na coluna cervical, ranger (bruxismo) ou apertar os dentes também podem ter relação com disfunções na ATM.
Esta articulação é uma das mais complexas do corpo humano e pode se desgastar ou apresentar processos inflamatórios com hábitos relacionados à tensão, ao encaixe da mordida e até a postura corporal. O hábito de trabalhar com a mão no queixo, morder lápis, mascar chicletes e segurar o telefone com o ombro podem prejudicar a ATM e piorar as crises de dor.
A musculatura mastigatória foi desenvolvida para trabalhar durante a mastigação que ocorre em média 60 a 90 minutos dia. Qualquer atividade exercida sobre essa musculatura, além desse período, pode significar sobrecarga. Pessoas que rangem ou apertam os dentes, por exemplo, não deixar a ATM “descansar” o suficiente, causando uma série de outros problemas, muitas vezes relacionados com dor.
Dor de cabeça, é uma queixa séria e não deve passar definitivamente sem diagnóstico, principalmente se for uma queixa freqüente. Se for relacionado à ATM, há tratamentos específicos que podem amenizar a dor e proteger sua articulação e seus dentes contra problemas maiores.