domingo, 6 de fevereiro de 2011

Beijo doce também dá cárie



Pouca gente sabe, mas a cárie é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria que é transmitida pela saliva. Portanto, o beijo pode ser o principal meio de transmissão dessa doença.

As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em ácidos, que sofrem um processo de fermentação, atacam o esmalte do dente, causando as cavidades conhecidas como cárie.


As crianças, principalmente de 6 meses a 4 anos, são mais propensas a “contrair” a doença pois nesta fase elas entram em contato com muitas bactérias, o sistema imunológico ainda não esta totalmente amadurecido e os dentes ainda não estão completamente calcificados.



O adulto deve evitar beijar a criança na boca. Dar 'selinhos' na boca do neném, então, nem pensar. Se conseguirmos manter uma criança sem contato com as bactérias da cárie até ela completar 9 anos, as chances de nunca ter uma cárie na vida são de 90%.



Uma simples colher contaminada por uma pessoa infectada pelas bactérias da cárie pode abrigar milhares de micróbios. Por isto, o adulto não deve utilizar os mesmos talheres que as crianças, assoprar a comida ou provar a papinha, para evitar a transmissão das bactérias para os pequenos.



Em casa com crianças, a família toda deve estar em dia com o dentista, para preservar a saúde dos próprios filhos, pois estudos indicam que o primeiro contato dos bebês com as bactérias da cárie é feita pelos próprios pais.


A principal bactéria que causa a cárie, Streptococcus mutans, também pode ser transmitida ao compartilhar a escova de dentes, usar o mesmo copo ou dividir o seu alimento. Portanto pense duas vezes ao oferecer uma mordida do seu lanche ao colega ou beber no mesmo copo que seu amigo. Oriente seus filhos! 

Entre os adultos que correm maior risco de desenvolver cáries estão os que tiveram a doença nos últimos 12 meses, diabéticos, os que têm um fluxo de saliva menor (muitas vezes devido a alguns medicamentos) e aqueles cujo sistema imunológico esteja deficiente.

A escova de dente, o uso de fio dental e outras formas de higiene bucal são fundamentais para reduzir a quantidade de bactérias que aderem às superfícies dos dentes. Aplicação de flúor no consultório também é uma arma muito arma poderosa.


O flúor e o cálcio agem inibindo esse processo, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade. 

E você, está com o seu dentista em dia?