Se você é o tipo de pessoa que costuma acreditar em horóscopo e todas essas coisas de posições das estrelas na determinação da personalidade, prepare-se para entrar em choque.
Astrônomos do Planetário de Minnesota, EUA, revelaram que existe mais um signo chamado Serpente ou "Ophiuchus", o que provoca uma transformação nas divisões atuais de cada signo do horóscopo.
Numa entrevista à NBC, o astrônomo Parke Kundle explicou que a Terra se encontra, atualmente, numa posição diferente relativamente ao Sol, daquela que ocupava há três mil anos, quando a astrologia começou a ser estudada. Como o signo é determinado pela posição do Sol no dia em que a pessoa nasceu tudo aquilo que se sabe sobre o horóscopo pode estar errado.
Uma enquete recente feita pela internet com 2000 brasileiros revelou que 51% deles leem horóscopos diariamente e 37% acreditam que os astros influenciam destinos e apontam caminhos.
(Fonte: Revista Veja, Jan 2011)
Se você se identificava perfeitamente com seu signo, era extrovertido, comunicativo, criativo, teimoso ou perfeccionista, e não saía de casa sem ler seu horóscopo, talvez seja hora de repensar sobre o assunto. Atenção também no novo signo de seu chefe ou parceiro(a)!
Brincadeiras à parte, não é a primeira vez que a astrologia tem esses problemas de alteração de datas e signos. A Antiga Babilônia tinha 13 constelações, mas queria apenas 12, então não considerou Ophiuchus, o Serpentário (que agora voltou e se tornou o novo signo). Libra nem sequer entrou em cena, até a época de Júlio César.
O Novo Horóscopo
Veja o novo horóscopo, segundo a versão do astrônomo norte-americano:
Capricórnio: de 20 de Janeiro a 16 de Fevereiro
Aquário: de 16 de Fevereiro a 11 de Março
Peixes: de 11 de Março a 18 de Abril
Aries: de 18 de Abril a 13 de Maio
Touro: de 13 de Maio a 21 de Junho
Gêmeos: de 21 de Junho a 20 de Julho
Câncer: de 20 de Julho a 10 de Agosto
Leão: de 10 de Agosto a 16 de Setembro
Virgem: de 16 de Setembro a 30 de Outubro
Libra: de 30 de Outubro a 23 de Novembro
Escorpião: de 23 a 29 de Novembro
Serpente: de 29 de Novembro a 17 de Dezembro
Sagitário: de 17 de Dezembro a 20 de Janeiro
A polêmica
Os astrólogos não concordam com a mudança, mas os astrônomos garantem que os cálculos estão corretos. Para alguns astrólogos, a polêmica a respeito da existência de um 13° signo não faz sentido, haja vista que não são as constelações lá no céu que influenciam os seres aqui na Terra e sim “energias cósmicas” que tomam como referência os signos tradicionais. Há também opiniões que procuram justificar que tanto a cobra (Ophiuchus) como o escorpião são animais que trocam de pele, indicando uma personalidade sujeita a grandes flutuações, e que, neste caso, Ophiuchus ou Serpentário vem a ter o mesmo significado astrológico de Escorpião. Ou seja, as mudanças no alinhamento da Terra não influenciam a astrologia convencional.
É a guerra nas estrelas, confusão entre a ciência e a crença, mais uma vez. E você, o que achou do seu novo signo?