segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Você já ouviu falar em cárie de mamadeira?



A cárie dental é uma doença infecciosa, transmissível pela saliva e depende de vários fatores para o seu desenvolvimento, principalmente a higiene bucal e a dieta.

A cárie de mamadeira acomete dentes de leite de crianças pequenas que estão acostumadas a terem sua alimentação através de mamadeiras, principalmente durante a noite. A cárie só vai se desenvolver em crianças que já tiveram contato com a bactéria S Mutans, causadora da cárie. Por ser contagiosa, o adulto, portador da bactéria, deve evitar beijar a boca da criança, assoprar a comida, utilizar os mesmos talheres e copos e limpar a chupeta com a própria boca, dividir o mesmo alimento, prevenindo o contágio da criança.

Quando a criança adormece diminui a frequência da deglutição e do fluxo salivar, que ajudaria a combater as bactérias. Esses fatores, associados a uma má higiene da boca antes de dormir, fazem com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças, que são menos resistentes e calcificados que dos adultos. 



Aos 3 anos de idade, 60% das crianças já tiveram cárie, portanto a prevenção deve começar bem antes. Deve-se iniciar com orientações às gestantes, e acompanhar a criança desde antes do nascimento do primeiro dente. Como a escovação é uma questão educacional é interessante que a gestante, vá ao dentista durante a gravidez, cuide dos dentes e receba orientação de como proceder com o bebê.

O primeiro passo na prevenção deste tipo de cárie seria a conscientização da mãe, sugerindo a suspensão da alimentação noturna, em crianças maiores de 1 ano de idade. Quanto mais tempo passar, mais difícil será suspender o hábito. Por isso, tente desde bem cedo não acostumar seu bebê com mamadas noturnas. Converse com o pediatra qual a melhor época para suspender a mamada noturna do seu bebê.

O ideal seria escovar os dentes da criança após cada mamada, mas também entendemos que muitas vezes a criança dorme enquanto esta mamando. Como acordá-la depois da mamada, no meio da madrugada, para escovar seus dentes? Quem é mãe sabe que na prática isso pode ser muito difícil. Neste caso, temos algumas dicas que talvez possam ajudar você:

  • A última escovação antes de dormir deve ser muito bem feita, para eliminar o principal fator no desenvolvimento da cárie: bactérias!
  • O bebê deve ser bem alimentado antes de dormir, para que ele realmente não tenha fome durante a madrugada. Se necessário, complemente o leite com um pouco de Mucilon ou algum preparado similar, desde que o pediatra tenha autorizado. Nunca adicione açúcar no chá, suco ou leite do bebê;
  • Quando o bebê chorar durante a noite, pedindo a mamadeira, tente embalá-lo e colocá-lo no berço sem oferecer a mamadeira. Muitas vezes o bebê sente falta da mãe, quer um carinho e não propriamente o alimento;
  • Se o bebê continuar chorando, tente substituir o leite por outro líquido não açucarado, como um chá de camomila ou água;
  • Se o bebê estiver chorando porque está com sede, ele vai aceitar a água ou o chá. Caso ele continue chorando e não aceite, seu bebê não está com sede. Talvez esteja chorando porque já sabe que assim vai conseguir a mamadeira. Nesta hora, você deve ser persistente.

Sentimos grande dificuldade em conscientizar as mães sobre o efeito da mamadeira noturna e entendemos suas dificuldades em retirar esse hábito. Por este motivo é tão importante que a mãe tenha orientações de um dentista desde o inicio, evitando criar hábitos prejudiciais, como este da mamada noturna após o primeiro ano de vida. Após criado o hábito, é mais difícil removê-lo. 

Mamadeira Noturna
Possibilidade de adquirir cárie
1º ano de vida
9%
24 meses de idade 
110%
36 meses de idade
270%
Fonte: Bebê Clínica

As cáries originadas de aleitamento materno exclusivo não são comuns e são menos graves que as causadas pelo uso da mamadeira e outros hábitos alimentares. Mas, a associação de aleitamento materno e mamadeira noturna representam 80% de possibilidade de causar cárie.

Pode acontecer de algumas crianças, apesar da alimentação por mamadeira noturna, não apresentarem o referido quadro, mas esta não é a regra. Aos poucos a mamadeira deve ser substituída por um copo, inicialmente durante o dia, e depois também antes de dormir. Muitas crianças aprendem rápido a usar um canudinho, que facilita muito o abandono da mamadeira.


O mais importante é manter a calma para superar as imprevisíveis dificuldades da maternidade, estaremos aqui para ajudá-la! Seu bebê precisa da sua tranqüilidade.