domingo, 9 de janeiro de 2011

Os primeiros dentes - como aliviar o incômodo



O primeiro dente é sempre recebido com muita alegria pelos pais. Uma dúvida comum dos pais é a época certa do nascimento dos primeiros dentes. Em média, os dentes começam a irromper por volta de 6 meses de idade, e as meninas costumam ser mais adiantadas. O aparecimento dos primeiros dentes depende da genética, alimentação, hábitos e outras variáveis. São tantos fatores que não existe uma idade precisa nem para início nem fim da fase de troca dos dentes. Por isso, não fique impressionada se outros bebês sorrirem cheio de dentes e o seu não. Mais importante que a cronologia é a sequência em que os dentes estão irrompendo, e isso só o dentista poderá avaliar. 

Para alguns bebês, a chegada dos dentes é muito tranquila. Para outros, pode ser bem incômodo, doloroso e desconfortável, com direito a lágrimas, noites mal dormidas, irritabilidade, gengiva mais espessa e bem vermelha, muita salivação e vontade de morder objetos. O bebê pode ainda perder o apetite e alterar o seu padrão de sono.  Isso tudo é resultado da pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as membranas. 

Nesta fase é normal que o bebê babe mais, por isso seque com frequência o rostinho dele para que a pele não fique irritada. Aplicar um creme hidratante protetor (próprio para bebês) pode ser uma boa alternativa.

A mãe também pode oferecer ao bebê algo duro para ele morder e coçar a gengiva. Entregar-lhe algum alimento duro como maçã ou cenoura são algumas dicas simples que se podem recorrer. Mas para este fim, existem à venda mordedores à base de gel que são muito úteis. Podem ser mantidos em geladeira e usados no momento em que o incômodo começar. Estes mordedores não devem ser mantidos no freezer para não congelar, que poderia machucar a gengiva.

O frio adormece a gengiva, o que fará com que a dor e o incômodo diminuam. Alguns destes mordedores apresentam também relevo, que fazem uma massagem nas gengivas.




Também podem ser feitas massagens na gengiva do bebê com o dedo indicador bem lavado. Um pequeno dedal de silicone macio, próprio para escovar dentinhos dos bebês, pode ajudar. Uma fralda de pano embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea. 

Nos casos em que a irritação da gengiva dificulta a alimentação do bebê, um medicamento com anestésico tópico pode ser utilizado na gengiva inflamada. Esses medicamentos, quando usado em quantidade maior que a recomendada, podem amortecer também a língua do bebê, facilitando engasgos. Por isso só deve ser utilizado com orientação prévia do seu pediatra ou dentista. Em alguns casos também pode ser indicado o uso de paracetamol, mas sempre com indicação médica.

É importante continuar a fazer a limpeza diária na boca do bebê: depois de comer, passe com uma gaze esterilizada molhada nas gengivas, boca e língua, retirando o que ficou de leite ou outros alimentos. Acúmulo de restos de alimentos deixam o pH da boca mais acido, aumentando o desconforto e a inflamação. 

E não esqueça nunca o carinho, tão importante nesta fase. Tenha paciência se o bebê chorar mais que o normal... Ele está passando por uma fase difícil e incômoda, e vai sentir-se mais seguro e confortado sabendo que não está sozinho.