quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dor de crescimento existe?


A dor de crescimento é uma queixa extremamente comum no consultório pediátrico e ortopédico correspondendo a 15% das dores nas crianças em fase de crescimento. Embora tenha sido descrita em 1823, sua causa ainda é controversa.

O relato das mães é quase sempre o mesmo: durante o dia a criança brinca normalmente, corre, joga futebol, vai à escola. E à noite surge aquela dor inexplicável, que a criança não consegue nem mesmo dar a localização exata.


Quem atinge
Crianças a partir dos 3 ou 4 anos e até os 10 anos, fase considerada de primeiro estirão. Crianças sedentárias são muito afetadas.

Onde, como e quando dói
Surge mais à noite, nas pernas, na região das coxas e panturrilhas, principalmente abaixo e atrás do joelho. É uma dor difusa, frequente ou esporádica, de origem muscular e/ou esquelética que ocorre de 2 a 3 vezes por semana. Pode provocar choro e dificulta a criança de dormir. No outro dia ela está totalmente normal ou pode acordar com dor.  Além da dor não existem outros sinais, como febre, edema, perda do apetite, manchas na pele etc.

Causas 
As causas do problema não são totalmente conhecidas. Alguns acreditam que se trata de um desequilíbrio no ritmo de crescimento dos ossos, tendões e músculos: um pode se desenvolver de forma mais acelerada que outro; quando se igualam, a dor para. Também pode haver dor por fadiga muscular. A atividade mais intensa relaciona-se com a dor. 
Um estudo publicado no Journal Pediatric Orthopedic (Noonan KJ et al,2004) revelou que 90% do crescimento ósseo se faz a noite e isto explicaria a dor pelo estiramento de crescimento.

Diagnóstico e Tratamento
Não há testes clínicos, laboratoriais ou de imagem que confirmem o diagnóstico. A dor responde bem ao tratamento com massagem manual e alguns medicamentos, que devem ser prescritos pelo médico pediatra ou ortopedista. O uso de compressas mornas, a massagem manual suave, assim como a presença dos pais prestando apoio psicológico e afetivo com um bom suporte emocional, geralmente promove redução da dor e melhora das manifestações clínicas. 


Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e Scielo Brasil /Artigo Científico: Dor  de Crescimento - Growing pain. Forni, JE; Jalikhian, W. Revista Dor. Vol.12 no.3 São Paulo July/Sept. 2011.