quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Por que quando bocejo minha boca estala?


Todos nós temos, próximo ao ouvido, uma articulação responsável pelos movimentos da boca. O nome científico é Articulação Têmporo-Mandibular, mais conhecida como ATM. Quando a gente boceja e ouve um estalo é sinal que algo não vai bem com esta articulação.
Dentro da ATM existe um disco que funciona como um “amortecedor”. Este disco articular facilita a movimentação da mandíbula e evita que os ossos se desgastem.
O estalo acontece quando o disco articular sai da sua posição original durante os movimentos da mandíbula entre eles o bocejo, a fala e a mastigação. Quando esse deslocamento acontece, nós dizemos que o paciente tem “disfunção na ATM”, ou seja, problema na articulação têmporo-mandibular. Muitas pessoas têm sinais que perduram por muitos anos sem saber que, na verdade, sofrem de disfunção de ATM.
O estalo é o principal indicativo do problema. Em alguns casos, a disfunção da ATM pode estar associada a dores e sintomas em outras partes do corpo. Quando afeta a região da cabeça e do pescoço, o paciente pode vir a ter enxaqueca ou cefaléia crônica. Quando os sintomas estão relacionados ao ouvido, a pessoa pode sentir zumbido, tontura ou vertigem. E quando a associação é com a coluna cervical, o paciente pode ter dores no pescoço. Além disso, muitas pessoas com a disfunção relatam sentir limitação nos movimentos da mandíbula, inchaço na região da ATM e sensação de “areia” na articulação, o que nós chamamos de crepitação.
Assim como uma pessoa que tem os pés tortos tende a ter dores nas pernas, o mau posicionamento dos dentes pode gerar severas alterações na ATM. Outro fator que deve ser observado é a “mania” de apertar ou ranger os dentes, morder objetos, roer unhas, etc. Esses hábitos parafuncionais muitas vezes estão relacionados à ansiedade e ao stress e podem ser cruciais no agravamento do problema.
O bruxismo - costume de ranger os dentes - é um grande inimigo da nossa articulação. Além de causar degeneração da ATM, ele pode provocar dores de cabeça terríveis, retrações na gengiva causando hipersensibilidade e desgaste excessivo dos dentes.
O tratamento da disfunção da ATM pode ser feito por meio de placas de mordida em acrílico (miorrelaxantes), tratamento ortodôntico, medicação e/ou reabilitação protética. Em alguns casos se torna importante uma avaliação multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras. É preciso analisar caso a caso para aplicar o tratamento mais adequado ao paciente.
E quais seriam as consequências da falta de tratamento? Bom... elas podem variar desde a permanência dos sintomas como desconforto, dores e dificuldades para mastigar, até a degeneração da ATM, causando danos irreversíveis. Em alguns casos, no entanto, a disfunção é progressiva. Só não é possível determinar com exatidão a velocidade da progressão.
Portanto, o ideal é o tratamento precoce. Isso certamente proporciona melhores soluções e resultados.
Dra Luciana Belomo Yamaguchi - Ortodontista