quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O último trago em Paris


A proibição do cigarro na Europa deixou-a mais parecida com os EUA?

Os Estados Unidos deram ao mundo, até meados do século passado, a noção de que fumar era glamouroso.  Depois, o mesmo país encarregou-se de dizer que tudo aquilo era mentira, que o cigarro era uma máquina de provocar câncer. 
Por todo o mundo foram criadas leis que banem o cigarro dos estabelecimentos públicos, incluindo bares e restaurantes - Cidade do México, Tailândia, Turquia, Nova Zelândia e recentemente a Europa. Na Inglaterra o banimento foi quase completo. Bituca no chão é multa de 50 Libras. A França de Jean-Paul Satre fumando no Café de Flore, imagem da alma parisiense, da pátria do Gauloise, talvez o cigarro mais fedido do planeta, também sucumbiu em fevereiro de 2008.
Ok, ok... todos nós estamos cansados de saber do mal que o cigarro causa e das vítimas que ele faz todos os dias. Mas, ao apegar-se à campanha antitabagista, a Europa não daria as costas a uma parte de sua história e de sua cultura? O que seria de um bar em Madri ou de um tradicional pub inglês sem fumaça? Freud não conseguia escrever sem seus charutos – e não os largou até seus últimos dias de seu câncer na boca.
 A França do nosso imaginário, de mulheres bonitas, charmosas, de suas cigarettes e de bons vinhos, seduz turistas do mundo todo. Mas por que supor que todo fumante é viciado em nicotina? A nicotina, claro, tem um papel importante no vício, mas não é totalmente responsável pelo hábito. Eventualmente um cigarro, não é apenas um cigarro... ainda mais na Europa.
Não podemos deixar de lembrar, que apesar de todo o seu glamour, independente da localização geográfica ou tradição, o hábito pode virar um vício e as estatísticas não são nada animadoras.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que haverá 14.120 novos casos de câncer de boca em 2010, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres.
Segundo informações instituto, pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas têm maior risco de desenvolver a doença.
O hábito de fumar também pode causar e agravar a doença periodontal – inflamação e/ou infecção acentuada da gengiva, que pode levar à perda dos dentes. Como a severidade da doença periodontal está relacionada à duração e a quantidade de cigarros fumados, observa-se que os dentistas devem adotar um novo papel, o de instruir a população e engajar-se em campanhas antitabagismo.
IBGE – O total de fumantes no Brasil corresponde a 17,2% da população acima de 15 anos. Os percentuais de fumantes são maiores entre os homens (21,6%), entre as pessoas de 45 a 64 anos de idade (22,7%), entre os moradores da região Sul (19,0%), os que vivem na área rural (20,4%), os menos escolarizados (25,7%) e os de menor renda (19,9%).

Fonte: Revista Viagem e Turismo, edição 153; www.inca.gov.br