domingo, 30 de janeiro de 2011

Meu signo mudou... e agora?


Se você é o tipo de pessoa que costuma acreditar em horóscopo e todas essas coisas de posições das estrelas na determinação da personalidade, prepare-se para entrar em choque.
Astrônomos do Planetário de Minnesota, EUA, revelaram que existe mais um signo chamado Serpente ou "Ophiuchus", o que provoca uma transformação nas divisões atuais de cada signo do horóscopo
Numa entrevista à NBC, o astrônomo Parke Kundle explicou que a Terra se encontra, atualmente, numa posição diferente relativamente ao Sol, daquela que ocupava há três mil anos, quando a astrologia começou a ser estudada. Como o signo é determinado pela posição do Sol no dia em que a pessoa nasceu tudo aquilo que se sabe sobre o horóscopo pode estar errado.

Uma enquete recente feita pela internet com 2000 brasileiros revelou que 51% deles leem horóscopos diariamente e 37% acreditam que os astros influenciam destinos e apontam caminhos. 
(Fonte: Revista Veja, Jan 2011)


Se você se identificava perfeitamente com seu signo, era extrovertido, comunicativo, criativo, teimoso ou perfeccionista, e não saía de casa sem ler seu horóscopo, talvez seja hora de repensar sobre o assunto. Atenção também no novo signo de seu chefe ou parceiro(a)!
Brincadeiras à parte, não é a primeira vez que a astrologia tem esses problemas de alteração de datas e signos. A Antiga Babilônia tinha 13 constelações, mas queria apenas 12, então não considerou Ophiuchus, o Serpentário (que agora voltou e se tornou o novo signo). Libra nem sequer entrou em cena, até a época de Júlio César.


O Novo Horóscopo

Veja o novo horóscopo, segundo a versão do astrônomo norte-americano:
Capricórnio: de 20 de Janeiro a 16 de Fevereiro
Aquário: de 16 de Fevereiro a 11 de Março
Peixes: de 11 de Março a 18 de Abril
Aries: de 18 de Abril a 13 de Maio
Touro: de 13 de Maio a 21 de Junho
Gêmeos: de 21 de Junho a 20 de Julho
Câncer: de 20 de Julho a 10 de Agosto
Leão: de 10 de Agosto a 16 de Setembro
Virgem: de 16 de Setembro a 30 de Outubro
Libra: de 30 de Outubro a 23 de Novembro
Escorpião: de 23 a 29 de Novembro
Serpente: de 29 de Novembro a 17 de Dezembro
Sagitário: de 17 de Dezembro a 20 de Janeiro



A polêmica

Os astrólogos não concordam com a mudança, mas os astrônomos garantem que os cálculos estão corretos. Para alguns astrólogos, a polêmica a respeito da existência de um 13° signo não faz sentido, haja vista que não são as constelações lá no céu que influenciam os seres aqui na Terra e sim “energias cósmicas” que tomam como referência os signos tradicionais. Há também opiniões que procuram justificar que tanto a cobra (Ophiuchus) como o escorpião são animais que trocam de pele, indicando uma personalidade sujeita a grandes flutuações, e que, neste caso, Ophiuchus ou Serpentário vem a ter o mesmo significado astrológico de Escorpião. Ou seja, as mudanças no alinhamento da Terra não influenciam a astrologia convencional.

É a guerra nas estrelas, confusão entre a ciência e a crença, mais uma vez. E você, o que achou do seu novo signo?


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Você já ouviu falar em cárie de mamadeira?



A cárie dental é uma doença infecciosa, transmissível pela saliva e depende de vários fatores para o seu desenvolvimento, principalmente a higiene bucal e a dieta.

A cárie de mamadeira acomete dentes de leite de crianças pequenas que estão acostumadas a terem sua alimentação através de mamadeiras, principalmente durante a noite. A cárie só vai se desenvolver em crianças que já tiveram contato com a bactéria S Mutans, causadora da cárie. Por ser contagiosa, o adulto, portador da bactéria, deve evitar beijar a boca da criança, assoprar a comida, utilizar os mesmos talheres e copos e limpar a chupeta com a própria boca, dividir o mesmo alimento, prevenindo o contágio da criança.

Quando a criança adormece diminui a frequência da deglutição e do fluxo salivar, que ajudaria a combater as bactérias. Esses fatores, associados a uma má higiene da boca antes de dormir, fazem com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças, que são menos resistentes e calcificados que dos adultos. 



Aos 3 anos de idade, 60% das crianças já tiveram cárie, portanto a prevenção deve começar bem antes. Deve-se iniciar com orientações às gestantes, e acompanhar a criança desde antes do nascimento do primeiro dente. Como a escovação é uma questão educacional é interessante que a gestante, vá ao dentista durante a gravidez, cuide dos dentes e receba orientação de como proceder com o bebê.

O primeiro passo na prevenção deste tipo de cárie seria a conscientização da mãe, sugerindo a suspensão da alimentação noturna, em crianças maiores de 1 ano de idade. Quanto mais tempo passar, mais difícil será suspender o hábito. Por isso, tente desde bem cedo não acostumar seu bebê com mamadas noturnas. Converse com o pediatra qual a melhor época para suspender a mamada noturna do seu bebê.

O ideal seria escovar os dentes da criança após cada mamada, mas também entendemos que muitas vezes a criança dorme enquanto esta mamando. Como acordá-la depois da mamada, no meio da madrugada, para escovar seus dentes? Quem é mãe sabe que na prática isso pode ser muito difícil. Neste caso, temos algumas dicas que talvez possam ajudar você:

  • A última escovação antes de dormir deve ser muito bem feita, para eliminar o principal fator no desenvolvimento da cárie: bactérias!
  • O bebê deve ser bem alimentado antes de dormir, para que ele realmente não tenha fome durante a madrugada. Se necessário, complemente o leite com um pouco de Mucilon ou algum preparado similar, desde que o pediatra tenha autorizado. Nunca adicione açúcar no chá, suco ou leite do bebê;
  • Quando o bebê chorar durante a noite, pedindo a mamadeira, tente embalá-lo e colocá-lo no berço sem oferecer a mamadeira. Muitas vezes o bebê sente falta da mãe, quer um carinho e não propriamente o alimento;
  • Se o bebê continuar chorando, tente substituir o leite por outro líquido não açucarado, como um chá de camomila ou água;
  • Se o bebê estiver chorando porque está com sede, ele vai aceitar a água ou o chá. Caso ele continue chorando e não aceite, seu bebê não está com sede. Talvez esteja chorando porque já sabe que assim vai conseguir a mamadeira. Nesta hora, você deve ser persistente.

Sentimos grande dificuldade em conscientizar as mães sobre o efeito da mamadeira noturna e entendemos suas dificuldades em retirar esse hábito. Por este motivo é tão importante que a mãe tenha orientações de um dentista desde o inicio, evitando criar hábitos prejudiciais, como este da mamada noturna após o primeiro ano de vida. Após criado o hábito, é mais difícil removê-lo. 

Mamadeira Noturna
Possibilidade de adquirir cárie
1º ano de vida
9%
24 meses de idade 
110%
36 meses de idade
270%
Fonte: Bebê Clínica

As cáries originadas de aleitamento materno exclusivo não são comuns e são menos graves que as causadas pelo uso da mamadeira e outros hábitos alimentares. Mas, a associação de aleitamento materno e mamadeira noturna representam 80% de possibilidade de causar cárie.

Pode acontecer de algumas crianças, apesar da alimentação por mamadeira noturna, não apresentarem o referido quadro, mas esta não é a regra. Aos poucos a mamadeira deve ser substituída por um copo, inicialmente durante o dia, e depois também antes de dormir. Muitas crianças aprendem rápido a usar um canudinho, que facilita muito o abandono da mamadeira.


O mais importante é manter a calma para superar as imprevisíveis dificuldades da maternidade, estaremos aqui para ajudá-la! Seu bebê precisa da sua tranqüilidade.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Os primeiros dentes - como aliviar o incômodo



O primeiro dente é sempre recebido com muita alegria pelos pais. Uma dúvida comum dos pais é a época certa do nascimento dos primeiros dentes. Em média, os dentes começam a irromper por volta de 6 meses de idade, e as meninas costumam ser mais adiantadas. O aparecimento dos primeiros dentes depende da genética, alimentação, hábitos e outras variáveis. São tantos fatores que não existe uma idade precisa nem para início nem fim da fase de troca dos dentes. Por isso, não fique impressionada se outros bebês sorrirem cheio de dentes e o seu não. Mais importante que a cronologia é a sequência em que os dentes estão irrompendo, e isso só o dentista poderá avaliar. 

Para alguns bebês, a chegada dos dentes é muito tranquila. Para outros, pode ser bem incômodo, doloroso e desconfortável, com direito a lágrimas, noites mal dormidas, irritabilidade, gengiva mais espessa e bem vermelha, muita salivação e vontade de morder objetos. O bebê pode ainda perder o apetite e alterar o seu padrão de sono.  Isso tudo é resultado da pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as membranas. 

Nesta fase é normal que o bebê babe mais, por isso seque com frequência o rostinho dele para que a pele não fique irritada. Aplicar um creme hidratante protetor (próprio para bebês) pode ser uma boa alternativa.

A mãe também pode oferecer ao bebê algo duro para ele morder e coçar a gengiva. Entregar-lhe algum alimento duro como maçã ou cenoura são algumas dicas simples que se podem recorrer. Mas para este fim, existem à venda mordedores à base de gel que são muito úteis. Podem ser mantidos em geladeira e usados no momento em que o incômodo começar. Estes mordedores não devem ser mantidos no freezer para não congelar, que poderia machucar a gengiva.

O frio adormece a gengiva, o que fará com que a dor e o incômodo diminuam. Alguns destes mordedores apresentam também relevo, que fazem uma massagem nas gengivas.




Também podem ser feitas massagens na gengiva do bebê com o dedo indicador bem lavado. Um pequeno dedal de silicone macio, próprio para escovar dentinhos dos bebês, pode ajudar. Uma fralda de pano embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea. 

Nos casos em que a irritação da gengiva dificulta a alimentação do bebê, um medicamento com anestésico tópico pode ser utilizado na gengiva inflamada. Esses medicamentos, quando usado em quantidade maior que a recomendada, podem amortecer também a língua do bebê, facilitando engasgos. Por isso só deve ser utilizado com orientação prévia do seu pediatra ou dentista. Em alguns casos também pode ser indicado o uso de paracetamol, mas sempre com indicação médica.

É importante continuar a fazer a limpeza diária na boca do bebê: depois de comer, passe com uma gaze esterilizada molhada nas gengivas, boca e língua, retirando o que ficou de leite ou outros alimentos. Acúmulo de restos de alimentos deixam o pH da boca mais acido, aumentando o desconforto e a inflamação. 

E não esqueça nunca o carinho, tão importante nesta fase. Tenha paciência se o bebê chorar mais que o normal... Ele está passando por uma fase difícil e incômoda, e vai sentir-se mais seguro e confortado sabendo que não está sozinho.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dinheiro pode sim comprar a felicidade... será?





O bem-estar emocional está ligado ao poder aquisitivo, comprovou estudo realizado pela Universidade de Princeton. O ditado que dinheiro não compra felicidade, portanto, está errado. Pelo menos até certo ponto.

A felicidade – ou bem-estar emocional – é proporcional à sua renda, até o patamar de 75 mil dólares anuais (cerca de 130 mil reais), de acordo com estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of SciencesO economista Angus Deaton e o psicólogo Daniel Kahneman, coautor do artigo e vencedor do Prêmio Nobel de Economia, usaram como referência para a pesquisa um levantamento conduzido pela Organização Gallup. A entidade analisou 450.000 respostas sobre felicidade de 1.000 americanos, coletadas diariamente entre 2008 e 2009.


A felicidade aumentava conforme a renda crescia, mas o efeito parava aos 75 mil dólares (130 mil reais) por ano. Descobriram que uma renda abaixo de 11.000 reais mensais pode fazer com que as pessoas tenham melhor expectativa do futuro. Entretanto comprometeria o bem-estar emocional em casos de divórcio, doenças e problemas imediatos que interfeririam diretamente na sensação de felicidade.

A pesquisa é interessante, mas direcionada para a sociedade americana. Em um país como o Brasil, onde a grande maioria vive abaixo da linha da pobreza, o dinheiro pode trazer felicidade se consideramos felizes as pessoas que têm acesso à educação, moradia, saúde e saneamento básico. Uma pessoa que tem condições financeiras de pagar pelos estudos e saúde dos filhos é uma pessoa feliz com o seu compromisso realizado, mas é uma realidade muito distante para a maioria das pessoas que vivem de salário mínimo e dependem do governo para quase tudo.
E o que faria você mais feliz?