sexta-feira, 29 de março de 2013

Chocolate Pode Prevenir Cáries, Revela Estudo Japonês




Comer chocolate pode prevenir cáries e perdas de dentes, segundo pesquisadores japoneses. Eles descobriram que partes do grão de cacau, o principal ingrediente do chocolate, tem um efeito anti-bacteriano na boca e pode, portanto, lutar eficazmente contra a placa dentária e outros agentes nocivos, publicou a revista New Scientist.
Takashi Ooshima e sua equipe, da Universidade de Osaka, no Japão, descobriram que a casca do grão de cacau (CBH) - a parte externa do grão, que normalmente não é utilizada na produção do chocolate - é uma fonte potente de agentes antibacterianos. "Pode ser possível usar o extrato de CBH em um líquido anti-séptico bucal ou acrescentá-lo na pasta de dente", disse Ooshima à revista. Ele sugeriu ainda que a casca do grão pode ser usada na fabricação do chocolate, o que faria bem aos dentes.
Para testar esta teoria, os pesquisadores acrescentaram um extrato da casca do cacau a água consumida pelos ratos. Outro grupo de ratos foi exposto a Streptococcus mutans, que são as bactérias causadoras da placa e cárie dentária. Os ratos de ambos os grupos foram alimentados com a mesma dieta rica em açúcar.
Depois de observar os ratos por três meses, o estudo descobriu que os ratos que tinham sido expostos ao S. mutans desenvolveram 14 cavidades, em média, enquanto os ratos que bebiam água com extrato da casca de cacau só tinham desenvolvido uma média de seis cavidades. Embora os resultados deste estudo sejam notáveis, isso não significa que não há problema em jogar sua escova de dentes e descartar o seu fio dental. Os benefícios odontológicos do chocolate parecem inegáveis, mas uma boa higiene bucal e cuidados profissionais de rotina ainda são a maneira mais fácil e certa de conquistar dentes e gengivas saudáveis.
Os pesquisadores descobriram que ratos que tiveram CBH acrescentada a sua água tinham dentes mais saudáveis. Agora, eles pretendem testar as descobertas em dentes humanos.

David Beighton, do Instituto Dental de King e St Thomas, em Londres, acredita que as substâncias ativas encontradas na casca do grão de cacau também estão presentes em outras plantas.
Lembramos que a maioria dos chocolates que compramos contém, além do cacau, muito açúcar, que é um dos grandes vilões da cárie. Então, pessoal, vamos comer chocolate sim, mas fazer uma boa higiene bucal depois!
Fonte: Reuters Health

quarta-feira, 20 de março de 2013

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down



Você sabe por que o Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março? 

O dia 21 de março foi proposto pela Down Syndrome International para a comemoração do dia internacional da síndrome de Down porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.
No Brasil, houve muita repercussão na mídia desta data em 2007, pela presença do jogador de futebol Romário e da novela Páginas da Vida.
A Cor eletrônica (321000) foi proposta por Gaston Schwabacher.

O objetivo do dia é valorizar as pessoas com síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades e na sociedade.

Diversas ações educativas são realizadas em todo o Brasil nesta data. Atualmente, a data ganha boa notícia – com os avanços da medicina, a expectativa de vida dos portadores da modificação genética subiu de cerca de 15 anos, em 1947, para 70. Os dados são da Santa Casa de São Paulo.
No Congresso, o tema será abordado durante todo o dia. Segundo dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casos no país supera os 300 mil. A Síndrome de Down pode atingir um entre 800 ou 1000 recém-nascidos. A variação deve-se ao fato de a incidência do distúrbio aumentar em filhos de mulheres mais velhas.
Segundo Juan Llerena, médico geneticista do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 60% dos casos ocorrem em mães com mais de 35 anos. “Em jovens, a probabilidade é de um bebê com down para cada 1752 partos. Aos 40, o risco sobe de um para 80”, exemplifica o médico.
O transtorno pode ser detectado já nos exames pré-natais e confirmado através de avaliações laboratoriais após o parto. Estes procedimentos indicam ainda a severidade do distúrbio e a possibilidade de o casal ter outra criança com a síndrome.

Características
Indivíduos com Síndrome de Down podem apresentar algumas ou todas as características ligadas ao distúrbio. Entre elas estão o comprometimento intelectual, dificuldades motoras e na articulação da fala, rosto arredondado, mãos e orelhas pequenas, além de olhos semelhantes aos de orientais. Também estão mais suscetíveis a determinadas doenças. “Cerca de 40% tem doenças cardíacas estruturais, um índice muito maior do que o registrado na população em geral. Também são muito comuns os problemas na glândula da tireóide em mulheres com down", aponta Llerena.

Desenvolvimento
As crianças com síndrome de down devem ser submetidas a uma terapia que envolve profissionais de diversas disciplinas - fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia- para superar as dificuldades impostas pelo distúrbio. Quanto à educação, até a fase de alfabetização, deve ser como a de qualquer outra pessoa.
Embora não tenha cura, o avanço na medicina permitiu um grande aumento na expectativa de vida. De 15 anos, em 1947, subiu para 50, em 1989. Hoje, há pessoas que viveram até os 70 anos com o transtorno.
Romário
Estrela da Copa de 1994, Romário começou a carreira como deputado-federal em 2010. Foi visto por muitos com desconfiança, mas sua atuação na fiscalização dos preparativos para a Copa de 2014 e o engajamento na luta pelos direitos das pessoas com deficiência fizeram com que fosse eleito um dos melhores parlamentares do país. Romário é pai da menina Ivy, 6 anos, que têm síndrome de Down.
“Os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais. Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”, disse em discurso no Congresso.
Romário é autor de diversos projetos em defesa das pessoas com necessidades especiais. Entre outras, sugeriu a adoção de campanhas regulares para combater a discriminação e o incentivo às práticas paradesportivas.  Ao conseguir garantir ingressos gratuitos para portadores de deficiência na Copa, chorou: "maior vitória do meu mandato".
Fonte: Jornal do Brasil Carlos Caroni, Wikipédia

domingo, 17 de março de 2013

Projeto Saúde - Sorvete com frutas


Foto: ATENÇÃOOOOO
Pessoal to postando novamente pois fez muito sucesso!!!

Aí vai a receita: 

5 potes de iogurte natural
frutas ligeiramente cortadas ( as frutas que mais gostarem )
adoçante ( ou mel )
palitos para picolés

Bater o iogurte com o adoçante ou o mel, dispor as frutas nas forminhas de picolés (se não tiver forminha por ser colocados em copos plásticos descatáveis) e colocar o iogurte já batido, levar ao congelador por +/- 12 horas....

OBS: se preferir o picolé um pouco mais cremoso pode-se adicionar creme de leite ao iogurte ao bater!



5 potes de iogurte natural
Frutas ligeiramente cortadas ( as frutas de seua preferência )
Adoçante ( ou mel )
Palitos para picolés

Bater o iogurte com o adoçante ou o mel.

Dispor as frutas nas forminhas de picolés (se não tiver forminha por ser colocados em copos plásticos descatáveis) e colocar o iogurte já batido, levar ao congelador por 12 horas.

OBS: se preferir o picolé um pouco mais cremoso pode-se adicionar creme de leite ao iogurte ao bater.


Fonte: Projeto Emagrecimento facebook

quinta-feira, 14 de março de 2013

5 boas razões científicas para sorrir



Pesquisas indicam que um sorriso no rosto te ajuda a resolver um problema, te deixa mais bonito, feliz, torna o mundo menos solitário e… evita assaltos a bancos, acredita?
1. Sorrir vai te deixar mais criativo
Quando estamos nervosos ou estressados, prestamos pouca atenção às ideias que estão no fundo da nossa consciência. Aí fica difícil ter insights criativos. Mas sorrir nos ajuda a acordar desse estado de desatenção. Em uma pesquisa realizada por pesquisadores americanos, os participantes que sorriram enquanto participavam de um teste mostraram uma capacidade maior de ver uma floresta inteira, ao invés de apenas algumas árvores.
2. …mais atraente…
Mas só funciona se você olhar diretamente para outra pessoa. Um estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, misturou elementos do rosto de várias mulheres e criou 4 novas imagens: mulher olhando para a câmera com sorriso ou sem; e outra mulher olhando para o lado sorrindo ou não. Resultado: as mulheres mais atraentes, segundo o ranking dos participantes, eram aquelas que olhavam para a foto e sorriam.

3. …e de bom humor
Para melhorar seu humor, você precisa sorrir de verdade. Aí vale pensar nas férias, na nota boa que você tirou na faculdade, da última festa.  A conclusão é de uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles avaliaram o desempenho e humor dos funcionários que distribuíam falsos sorrisos para os clientes e de outros que espalhavam sorrisos sinceros. Como era de se esperar, quem sorria de verdade era mais bem humorado. E trabalhava melhor.

4. Sorrir para desconhecidos faz bem

Em um estudo  da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, os pesquisadores pediram a 239 voluntários para passearem por um trecho movimentado da universidade. Pelo caminho,uma das pesquisadoras sorria aleatoriamente para alguns deles, olhava para os olhos de outros ou simplesmente lançava olhares distantes, como se não visse ninguém. Na sequência, os participantes preenchiam um questionário. Quem tinha recebido o sorriso da desconhecida se sentia mais conectado aos outros. Ou seja, menos solitários.

5. E previne assaltos!
O FBI está de prova. Em um ano, eles conseguiram reduzir pela metade o número de assaltos aos bancos de Seattle após incentivarem os seguranças a sorrirem para todos os clientes. Segundo o FBI, quanto mais gentileza, maior o risco de um assaltante desistir do crime.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Formação musical precoce aumenta desenvolvimento cerebral




Estudo publicado no “Journal of Neuroscience”


A aprendizagem de um instrumento musical antes dos sete anos de idade aumenta significativamente o desenvolvimento cerebral revela um estudo publicado “Journal of Neuroscience”.
O estudo conduzido pelos investigadores da Concordia University, nos EUA, demonstrou que a aprendizagem de um instrumento, durante os seis e os sete anos de idade, tem efeitos benéficos no desenvolvimento do cérebro e produz alterações duradouras nas capacidades motoras e na estrutura cerebral. “ A aprendizagem de um instrumento requer a coordenação das mãos e de um estímulo visual ou aditivo. A prática de um instrumento antes dos sete anos aumenta, provavelmente, a normal maturação das ligações entre regiões motoras e sensoriais do cérebro”, revelou, em comunicado de imprensa, a líder do estudo, Virginia Penhune.
De forma a chegar a estas conclusões, os investigadores submeteram 36 músicos a uma tarefa de movimento tendo posteriormente realizado ressonâncias magnéticas aos seus cérebros. Metade dos participantes tinham iniciado a sua formação musical antes do sete anos, enquanto a outra metade começou mais tarde. No entanto, todos os participantes tinham os mesmos anos de experiência. Estes dois grupos de músicos foram também comparados com indivíduos que tinham tido pouca ou nenhuma formação musical.
Quando os investigadores compararam as capacidades motoras dos dois grupos de participantes verificaram que os músicos que começaram a aprender mais cedo eram mais precisos. Relativamente à estrutura do cérebro, o estudo apurou que os músicos que começaram a ter formação musical precoce apresentavam um aumento numa zona específica da substância branca que é constituída por fibras nervosas que ligam as regiões motoras esquerda e direita do cérebro. Quanto mais cedo a formação musical era iniciada maior era a ligação entre as duas regiões.
As ressonâncias magnéticas mostraram que não havia diferenças entre os indivíduos que não tinham aprendido música e os que tinham iniciado a sua formação numa idade mais tardia. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento cerebral ocorre precocemente ou então não ocorre de todo.
“Este estudo é importante na medida em que demonstra que a aprendizagem de um instrumento musical é mais eficaz em idades precoces, porque existem determinados aspetos da anatomia do cérebro que são mais sensíveis a alterações nestas idades”, explicou, o coautor do estudo, Robert J. Zatorre.
“Verificamos que os músicos que iniciam a formação precocemente apresentam algumas capacidades específicas e alterações no cérebro. Contudo, isto não faz deles, necessariamente, melhores músicos. O desempenho musical é uma capacidade, mas também envolve comunicação, entusiasmo, estilo e outras tantas coisas que não se medem. Assim, iniciar a aprendizagem musical precocemente pode ajudar à genialidade de um músico, mas não faz dele um gênio”, conclui a investigadora.

sábado, 2 de março de 2013

JÁ TOMOU SEU CAFÉ DA MANHÃ?



Foto: Boom dia!

JÁ TOMOU SEU CAFÉ DA MANHÃ?

Todas as refeições são importantes para a nossa saúde, mas o CAFÉ DA MANHÃ MERECE UM DESTAQUE ESPECIAL.
 Infelizmente ainda existem muitas pessoas que acreditam que omitir o café da manhã ajuda a reduzir peso. Esse é um dos erros alimentares mais freqüentes no nosso meio. Quando alguém come alguma coisa por volta das 22 horas e fica sem se alimentar até o final da manhã do dia seguinte, vai passar cerca de 14 horas em jejum. Ao se alimentar novamente, no almoço, por exemplo, seu organismo estará tão carente de nutrientes e energia que vai ficar muito difícil controlar as quantidades de comida a serem ingeridas.

Quando tomamos um café da manhã saudável, com alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e ferro; sinalizamos para os centros hipotalâmicos, que controlam nosso metabolismo, que dispomos de nutrientes em quantidade suficiente para passar o dia e nosso gasto de energia ficará normal.

Quando não fazemos o desjejum, sinalizamos para esses centros que regulam o metabolismo que estamos em uma situação de carência de nutrientes, e o organismo diminuirá as taxas metabólicas para se proteger. Assim vamos poupar energia e quando voltarmos a comer, a tendência é acumular tecido gorduroso como forma de reserva. Segundo várias pesquisas, essas são algumas das razões que explicam por que pessoas que tomam um bom café da manhã têm um maior controle de peso do que aquelas que ficam a manhã toda sem se alimentar.

Já foi comprovado que tomar um café da manhã saudável melhora a concentração, a capacidade de resolver problemas, a memória, o humor e a capacidade mental como um todo.

Para quem tem muita pressa de manhã cedo ou simplesmente não adquiriu o hábito de fazer uma boa refeição matinal, existem muitos alimentos saudáveis, de rápido preparo ou fáceis de serem levados a qualquer lugar.
Eis algumas sugestões: frutas, barras de cereais ou de proteína, sucos, cereais matinais, leite desnatado, queijo branco, ovo cozido ou então um copo do seu shake favorito.

Seja qual for a sua escolha, comece o dia de bem com a vida e coma alguma coisa! Em pouco tempo notará seu desempenho físico e mental cada vez melhor!

Dr. Nataniel Viuniski
MAB Herbalife Brasil
autor do livro Obesidade Infantil – Um Guia Prático,
Editora de Publicações Biomédicas Ltda.

Imagem tirada do site assimsefaz

Todas as refeições são importantes para a nossa saúde, mas o café da manhã merece um destaque especial.

Infelizmente ainda existem muitas pessoas que acreditam que omitir o café da manhã ajuda a reduzir peso. Esse é um dos erros alimentares mais freqüentes no nosso meio. Quando alguém come alguma coisa por volta das 22 horas e fica sem se alimentar até o final da manhã do dia seguinte, vai passar cerca de 14 horas em jejum. Ao se alimentar novamente, no almoço, por exemplo, seu organismo estará tão carente de nutrientes e energia que vai ficar muito difícil controlar as quantidades de comida a serem ingeridas.

Quando tomamos um café da manhã saudável, com alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e ferro; sinalizamos para os centros hipotalâmicos, que controlam nosso metabolismo, que dispomos de nutrientes em quantidade suficiente para passar o dia e nosso gasto de energia ficará normal.

Quando não fazemos o desjejum, sinalizamos para esses centros que regulam o metabolismo que estamos em uma situação de carência de nutrientes, e o organismo diminuirá as taxas metabólicas para se proteger. Assim vamos poupar energia e quando voltarmos a comer, a tendência é acumular tecido gorduroso como forma de reserva. Segundo várias pesquisas, essas são algumas das razões que explicam por que pessoas que tomam um bom café da manhã têm um maior controle de peso do que aquelas que ficam a manhã toda sem se alimentar.




Já foi comprovado que tomar um café da manhã saudável melhora a concentração, a capacidade de resolver problemas, a memória, o humor e a capacidade mental como um todo.

Para quem tem muita pressa de manhã cedo ou simplesmente não adquiriu o hábito de fazer uma boa refeição matinal, existem muitos alimentos saudáveis, de rápido preparo ou fáceis de serem levados a qualquer lugar.


Eis algumas sugestões: frutas, barras de cereais ou de proteína, sucos, cereais matinais, leite desnatado, queijo branco, ovo cozido ou então um copo do seu shake favorito.

Seja qual for a sua escolha, comece o dia de bem com a vida e coma alguma coisa! Em pouco tempo notará seu desempenho físico e mental cada vez melhor!

Fonte: Viuniski, N. Autor do livro Obesidade Infantil – Um Guia Prático, Ed Biomédicas.