sexta-feira, 29 de março de 2013

Chocolate Pode Prevenir Cáries, Revela Estudo Japonês




Comer chocolate pode prevenir cáries e perdas de dentes, segundo pesquisadores japoneses. Eles descobriram que partes do grão de cacau, o principal ingrediente do chocolate, tem um efeito anti-bacteriano na boca e pode, portanto, lutar eficazmente contra a placa dentária e outros agentes nocivos, publicou a revista New Scientist.
Takashi Ooshima e sua equipe, da Universidade de Osaka, no Japão, descobriram que a casca do grão de cacau (CBH) - a parte externa do grão, que normalmente não é utilizada na produção do chocolate - é uma fonte potente de agentes antibacterianos. "Pode ser possível usar o extrato de CBH em um líquido anti-séptico bucal ou acrescentá-lo na pasta de dente", disse Ooshima à revista. Ele sugeriu ainda que a casca do grão pode ser usada na fabricação do chocolate, o que faria bem aos dentes.
Para testar esta teoria, os pesquisadores acrescentaram um extrato da casca do cacau a água consumida pelos ratos. Outro grupo de ratos foi exposto a Streptococcus mutans, que são as bactérias causadoras da placa e cárie dentária. Os ratos de ambos os grupos foram alimentados com a mesma dieta rica em açúcar.
Depois de observar os ratos por três meses, o estudo descobriu que os ratos que tinham sido expostos ao S. mutans desenvolveram 14 cavidades, em média, enquanto os ratos que bebiam água com extrato da casca de cacau só tinham desenvolvido uma média de seis cavidades. Embora os resultados deste estudo sejam notáveis, isso não significa que não há problema em jogar sua escova de dentes e descartar o seu fio dental. Os benefícios odontológicos do chocolate parecem inegáveis, mas uma boa higiene bucal e cuidados profissionais de rotina ainda são a maneira mais fácil e certa de conquistar dentes e gengivas saudáveis.
Os pesquisadores descobriram que ratos que tiveram CBH acrescentada a sua água tinham dentes mais saudáveis. Agora, eles pretendem testar as descobertas em dentes humanos.

David Beighton, do Instituto Dental de King e St Thomas, em Londres, acredita que as substâncias ativas encontradas na casca do grão de cacau também estão presentes em outras plantas.
Lembramos que a maioria dos chocolates que compramos contém, além do cacau, muito açúcar, que é um dos grandes vilões da cárie. Então, pessoal, vamos comer chocolate sim, mas fazer uma boa higiene bucal depois!
Fonte: Reuters Health