quarta-feira, 15 de maio de 2013

Por que sentimos mais dor no inverno



O clima frio aumenta a sensação de dores. Mas por que sentimos mais dor quando a temperatura abaixa?

A dor é um dos sentimentos mais primitivos e essenciais para a sobrevivência dos animais. É através da dor que o nosso corpo nos avisa que algo não está bem, é ela que permite respostas rápidas ao perigo e é através da dor que sabemos até onde podemos continuar a exercitar o corpo ou quando devemos parar para descansar.

É fato que as queixas de dores nas articulações e músculos aumentam nos dias mais gelados do ano. O que torna a dor maior nas temperaturas menores é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos. No frio, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis.

Até quem não tem problema de saúde pode apresentar dores no inverno. Ficar encolhido, na tentativa de fugir do frio, gera tensão muscular, contraturas e consequente mal estar e dor. 

Por que ocorre este aumento da dor?
Segundo a psicologia evolutiva, a intenção é que a dor venha mesmo. A intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante. Parece contraintuitivo, mas, em resumo, a teoria é a seguinte: no frio a prioridade é se aquecer, não se mexer.

Quem sente mais dor?
As pessoas mais magras se queixam mais desse tipo de dor relacionado ao frio. A gordura corporal funciona como um isolante térmico e mantém o corpo mais aquecido. Assim, as pessoas que se encontram dentro ou abaixo do peso ideal sente mais o frio e seus efeitos. Algumas pesquisas também afirmam que as mulheres sentem mais dor que os homens.

Dor nas articulações e na ATM
As doenças que acometem as articulações e os músculos são frequentemente agravadas nesse período, entre elas as orteoartrites ou orteoartroses, gota, artrite, além de distúrbios da coluna e também dores na ATM (articulação têmporo mandibular, localizada próximo ao ouvido, que permite os movimentos da boca). Uma lesão em uma articulação contraída e com pouca irrigação sanguínea dói muito mais que em uma articulação normal.


Dicas para diminuir a sensação de dor no frio
A recomendação para enfrentar o inverno livre da dor é não economizar nos agasalhos. Dormir bem agasalhado e optar por bebidas mais quentes como chás antes de dormir. Ao acordar, fazer um leve alongamento nas pernas, pés, panturrilha, braços, mãos e pescoço. O objetivo é estimular o aumento da circulação sanguínea nos músculos e articulações. No caso da ATM, uma compressa quente com uma bolsa térmica sobre a articulação pode ajudar a diminuir a sensação de dor.