domingo, 19 de maio de 2013

Terapia do riso: um tratamento eficaz



Imagem: Patch Adams - O amor é contagioso

"Alegrem-se sempre"! Está até na Bíblia, nas recomendações que o apóstolo Paula dava aos primeiros cristãos, além do hábito de orar constantemente, ajudar o próximo e perdoar. 

A medicina tradicional chinesa também já descrevia a alegria como uma emoção que brota do coração e a medicina ayurvédica indiana, como resultado do equilíbrio de forças vitais. Na nossa cultura ocidental moderna, ainda somos tímidos em dar boas risadas para nos libertar da seriedade e das preocupações. 

A risoterapia existe há pouco mais de 60 anos na medicina contemporânea. Tornou-se popular na década de 1990 com o filme Patch Adams - o amor é contagioso, baseado no trabalho dos Doutores da Alegria, que utiliza o riso como importante recurso na recuperação dos pacientes. 

Mas as evidências científicas já comprovam que sorrir é um excelente remédio: ajuda a reduzir os hormônios do estresse, diminuir dores, baixar a pressão arterial, aumentar o bem-estar, melhorar a qualidade do sono, entre muitos outros benefícios.  


Considerada um tratamento complementar, a risoterapia pode ser aplicada por um terapeuta do riso que tenha estudado o método e aprenda a prática nas sessões em grupos. Alguns dos objetivos do tratamento são desenvolver o bom humor, a interatividade, extroversão e altruísmo, além de liberar mágoas e desenvolver a gratidão. Praticar o hábito do riso melhora a resposta do organismo aos tratamentos conservadores e diminui o tempo de internações. 

A alegria aumenta a imunidade e os mecanismos naturais de autocura, combatendo o estresse, a depressão e ajudando a prevenir problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Quanto maior a intensidade da risada, maior será a produção dos neurotransmissores importantes para a saúde como as endorfinas e as serotoninas, que são antidepressivas. (Lambert, E., médico e escritor)
  
Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdômen, melhora a oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e causa bem-estar). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo. Pesquisadores norte-americanos afirmam ainda que 15 minutos de risada queimam cerca de 50 calorias (equivalente a uma barra de chocolate) ou podem até aumentar nossa expectativa de vida em 4 anos. 

As gargalhadas só estão contraindicadas para pessoas que acabaram de se submeter a cirurgias na tireoide ou na região do abdômen, para não forçar a musculatura. Nestes casos, é importante autorização do médico responsável para começar a rir sem parar.

Como você pode ver, rir já é um tratamento sério, e o melhor de tudo, é de graça e contagioso! 
  
 


10 MOTIVOS PARA EXPERIMENTAR A RISOTERAPIA

1. O bom humor desenvolve a saúde física, mental, afetiva e emocional. 
2.  Maior energia e disposição para as tarefas diárias. 
3.  Rir fortalece o sistema imunológico, ajudando a se prevenir de doenças infecciosas. 
4.  Ação relaxante: O riso melhora a qualidade do sono e reduz as insônias. 
5.  Alivia o estresse, ajudando a reduzir o cortisol induzido. 
6.  O hábito de rir regularmente estimula a circulação sanguínea, desbloqueia o fígado e o coração, segundo a Medicina Chinesa. 
7. Melhora as relações cotidianas do trabalho, mantém o otimismo e aumenta o pensamento criativo e positivo. 
8. Ação analgésica: reduz as dores crônicas do sistema músculo-esquelético. Uma sessão de risadas pode trazer 45 minutos de alívio das dores, de acordo com estudo publicado no jornal Espanhol Revista de Enfermeria
9. A terapia do riso reduziu a ocorrência de depressão em pacientes idosos, em estudo feito pelo Geriatrics and Gerontology International
10. Rir com outras pessoas ajuda a criar laços mais profundos com elas, e a alegria proporciona relações familiares mais sinceras e unidas. 


DICAS DA TERAPIA DO RISO PARA O SEU DIA A DIA:
:) Durma com bons pensamentos e acorde de bom humor 
:) Dê bom dia para si mesmo e para tudo que está a sua volta 
:) Pense em todas as coisas boas que pretende fazer no dia
:) Olhe-se no espelho pela manhã e sorria para você e também para todas as pessoas que fazem parte do seu dia a dia
:) Sinta que o otimismo e a alegria estão abrindo novos caminhos