domingo, 5 de maio de 2013

Pesquisa inédita da PUC-PR descobre gene relacionado ao desenvolvimento da cárie


Um gene que está relacionado à resistência dentária à cárie foi descoberto em uma pesquisa inédita desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O estudo identificou um forte componente genético controlando a resistência à cárie dentária, por meio de modelos matemáticos que tentam explicar o padrão de herança da doença. 
Marcelo Mira e Paula Trevilatto: pesquisas visam à prevenção da doença
Imagem: Agência PUCPR


A pesquisa, coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências a Saúde da PUC/PR, Paula Trevilatto, identificou uma forma variante do gene de uma proteína denominada lactotransferrina(LTF), que está associada à resistência contra a cárie. A LTF está presente na saliva e desempenha ação antibacteriana contra a principal bactéria associada à cárie, conhecida como Streptococus mutans. O estudo é resultado da tese de Doutorado da aluna da PUCPR, Andrea Duarte Doetzer.
A universidade é referência no estudo da cárie. O estudo coordenado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Marcelo Mira, identificou um forte componente genético controlando a resistência à cárie dentária, por meio de modelos matemáticos que tentam explicar o padrão de herança da doença. 

Segundo a pesquisa, pessoas que possuem o alelo de suscetibilidade à doença apresentam uma média de dentes cariados nove vezes maior do que as que possuem o alelo de proteção. A pesquisa foi publicada no periódico internacional mais renomado da área de Odontologia, o Journal of Dental Research.

Com os resultados obtidos, a pesquisa recebeu o Prêmio Hatton, da Sociedade  Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

Os resultados da pesquisa são um avanço no entendimento da doença, ajudando a preencher a lacuna sobre quantos e quais são os genes que influenciam a suscetibilidade à cárie dentária. O estudo identificou uma forma variante do gene de uma proteína chamada lactotransferrina (LTF), que está associada à resistência contra a cárie. A LTF está presente na saliva e desempenha ação antibacteriana contra o Streptococcus mutans, principal bactéria associada à cárie. A pesquisa é resultado da tese de Doutorado da aluna da PUCPR Andrea Duarte Doetzer.

A cárie dentária é a maior causa da perda de dentes entre crianças e jovens no mundo. É uma doença multifatorial e complexa, resultado da interação de aspectos relacionados ao hospedeiro (como bactérias que colonizam os dentes e genes de expressão de fatores salivares, proteínas do esmalte e relacionados ao sistema imunológico) e ambientais (fatores socioeconômicos e comportamentais, como dieta e higienização).