quinta-feira, 4 de julho de 2013

Água mineral e flúor

O flúor protege os dentes contra as cáries, isto é fato. A proteção é feita pelo contato com os dentes, não com sua ingestão. Por este motivo orientamos os pais a evitarem o uso de cremes dentais com flúor em crianças pequenas, até a idade que ela tenha coordenação motora suficiente para bochechar e cuspir, após escovar os dentes... em torno de 6 anos de idade, em média.
Por outro lado, como já dissemos, o flúor é muito importante na prevenção de cáries. Enquanto o flúor é adicionado na água de abastecimento público em 60% dos municípios do Brasil para reduzir a cárie dental, a maioria das águas minerais disponíveis no mercado não contém níveis ideais de flúor. Se a água mineral for sua fonte principal de água de consumo, você poderá não estar obtendo flúor em quantidade suficiente.
Diversos fatores são importantes para saber se você está recebendo ou não flúor suficiente, entre eles:
  • O nível de flúor na sua água mineral, que pode variar muito entre as diferentes marcas. Se a quantidade de flúor não aparecer no rótulo, peça informações à empresa responsável.
  • A quantidade de água mineral que você bebe durante o dia.
  • Se você usa a água mineral para beber, cozinhar ou preparar sopas, sucos e outras bebidas.
  • Se você também bebe água fluoretada na escola, trabalho ou outros lugares.
Se você bebe principalmente água mineral, você deve conversar com seu dentista sobre a necessidade de tratamentos complementares com flúor -especialmente se tiver filhos. Seu dentista pode recomendar complementação de flúor se achar que seu filho não está recebendo níveis adequados de flúor.
Excesso de flúor
O flúor, presente na maioria dos cremes dentais, se ingerido em excesso, entre 11 meses e 7 anos, momento da formação dos dentes, pode trazer manchas brancas. Em casos mais severos, os dentes podem ficar porosos e amarronzados. É a fluorose. 
Dentes com fluorose
 
O flúor está presente principalmente nos cremes dentais. Embora ele seja o principal vilão para o surgimento da fluorose, não é o único produto que traz flúor em sua composição. A água e alguns alimentos também podem conter a substância. A fluoretação artificial da água, que existe em algumas regiões, principalmente no sudeste do país, embora importante no controle da cárie da população, merece atenção. Na hora de preparar mamadeiras e comidas, em que ocorrerá ingestão de um volume maior de água, é importante substituí-la pelas minerais de garrafa.
Alguns alimentos consumidos principalmente pelas crianças, como achocolatados e bolachas, apresentaram flúor em sua composição. Muitas vezes, esses produtos infantis são enriquecidos com fósforo e cálcio, e é comum que a fonte de fósforo venha contaminada com o flúor, sem o conhecimento do fabricante. Por isso, procure evitar que seu filho consuma muito esses alimentos, supervisione sempre o momento da escovação dos dentes e oriente-o para que cuspa todo o produto.
Recomendamos o uso de água mineral para o preparo de sucos, gelatinas e alimentos para as crianças pequenas. O uso de flúor deve ser supervisionado e orientado pelo dentista.